Festival de Circo de Taquaruçu

Respeitável público !!!!! O Festival de Circo de Taquaruçu chega a sua 3a. edição em 2016 como principal evento da região Norte do Brasil. Entre os dias 23 e 29 de maio o distrito ecoturístico de Taquaruçu, em Palmas, capital do Tocantins, abrigará cerca de 10 de espetáculos das mais variadas modalidades circenses, além de oficinas, exposições, shows musicais, sessões de cinema (Cinecirco), vivências e feiras de troca.

O evento é uma realização da Cia Os Kaco, integrante da Rede de Circo do Mundo Brasil (redecircodomundo.org.br) e este ano espera reunir mais de 50 grupos e artistas de todo o Brasil e da América Latina. ”Queremos fazer desta edição um grande panorama da arte circense do norte e centro-oeste do país, ampliando nossa articulação com outros eventos importantes como o Encontro de Palhaços em Anápolis, o Festival Galhofada (Goiânia) e o Encontro Goiano de Malabares e Circo, ressaltou Kadu Oliviê, artista da Cia Os Kaco.

A programação estará distribuída em vários locais do distrito, com destaque para o Circo Os Kaco e o teatro de arena da Praça Joaquim Maracaípe. As atrações acontecerão de maneira itinerante na comunidade quilombola de Barra da Aroeira, Vale do Mutum, Buritirana, Assentamento entre Rios, além de escolas estaduais e municipais do distrito. “Essa programação itinerante pelas escolas e comunidades rurais é um dos principais legados do Festival”, destaca a produtora Marcela Pultrini.

Entre as atrações já confirmadas estão o Grupo Boca do Lixo (Anápolis), a Cia Itinerante Tem Sim Sinhô (Anápolis), a  Cia Circulango (Goiânia) e o Circoletivo (Rio Verde), Coletivo É Só Querê Fazê ( Goiânia), Trupe Trip Trapo (Goiania) e Tambores do Tocantins (Porto Nacional). Este ano são esperados mais de 5 mil pessoas durante a semana do 3° Festival de Circo de Taquaruçu, entre público e participantes das oficinas e vivências. O fluxo de turistas movimenta a economia local beneficiando comerciantes locais, restaurantes, pousadas e mercados.

 

Sobre a Cia os Kaco

A Cia os Kaco foi Fundada em 2009 na cidade de Goiânia tornando-se mais tarde uma associação que é hoje reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. O grupo se define como uma organização circense social, por não visar apenas à produção da arte como um fim, mas como uma ferramenta de conscientização e valoração sociocultural, educativa e ambiental.

Desde junho de 2013, a companhia está sediada em Taquaruçu, onde deu início ao projeto Circo Social Os Kaco. A iniciativa promove atividades de formação para crianças e adolescentes, e são concebidas e realizadas de forma colaborativa e com o envolvimento da comunidade. São oferecidos cursos gratuitos de técnica circense e construção de equipamentos, percussão, capoeira angola e agroecologia, por onde já passaram cerca de 200 crianças e adolescentes da comunidade de Taquaruçu.

O projeto também estimula os alunos e jovens artistas a conceberem e realizarem seus próprios espetáculos, que são apresentados em escolas, hospitais, asilos e em outros projetos sociais, além da ocupação de praças e outros espaços públicos.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formComentar