Uma das principais atrações confirmadas para o 3º Festival de Circo de Taquaruçu, a companhia Carroça de Mamulengos é uma família ao pé da letra. O grupo foi criado pelo casal Carlos Gomide e Schirley França em 1977 e atualmente é composto por seus filhos, com 10 a 12 integrantes.

12980459_459178987605020_1118678837_n

O espetáculo que será apresentado em Taquaruçu é a mais recente montagem, chamada Janeiros. Segundo o grupo, o espetáculo traduz o novo momento da Cia e estão em cena os quatro irmãos: Maria Gomide, João Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide e a filha de Maria, Ana. Com direção de Rodolfo Vaz e dramaturgia de Raysner de Paula e Maria Gomide, a Cia brinca com bonecos e conta suas histórias – vividas e inventadas, unindo lembranças e imaginação.

A artista Maria Gomide afirmou que embora esta seja a primeira vez do grupo em Taquaruçu, ela tem lembranças de quando era criança ter participado das festas de inauguração da capital tocantinense e se disse satisfeita em retribuir um convite da Cia Os Kaco. “Temos uma relação de carinho com Os Kaco. Estão próximos do nosso trabalho há algum tempo. No ano passado eles foram solidários em participar de um festival organizado por nós e agora nós nos dispomos em somar também com pessoas que doam o que tem de melhor, sua arte, e acreditam em um mundo melhor”.

O sentimento de fraternidade da Cia Carroça de Mamulengos é predominante na relação entre os diversos artistas da vida ligada ao circo, como acrescentou Maria. “O público precisa saber que o festival é feito por quem acredita na arte e isso faz com que ele seja diferente em relação a outros festivais do Brasil. Somos todos pessoas que dedicam a vida para criar uma arte que seja verdadeira e traduza o maior desejo de nossos corações. Queremos fazer com que as pessoas acreditem como acreditamos que a gente pode viver num mundo mais democrático, igualitário, feliz, que tenha fartura, tenha alegria e momentos de beleza. E que assim todo mundo possa se sentir um artista”, declarou.

A Cia Carroça de Mamulengos é patrocinada pela Petrobrás no projeto de manutenção de companhia.  O Festival de Circo de Taquaruçu tem o patrocínio da Energisa, Investco e o apoio do Sesc Tocantins, Prefeitura de Palmas, Sebrae Tocantins, Senac Tocantins e Ponto de Cultura Canto das Artes.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formComentar