Um dos eixos principais do Festival de Circo de Taquaruçu desde sua primeira edição tem sido as oficinas. Por isso são ofertadas mais de 50 oficinas para crianças e adultos que sempre quiseram aprender alguma habilidade do mundo do circo e não tinham quem ensinasse. Ministradas pelos artistas participantes do festival, também não é raro encontrar artistas de outros segmentos participando das oficinas dos colegas.

É o caso de Raulzito, malabarista de São Luís-MA, que ministrou oficina de swing poi, mas também participou da oficina de contato, ministrada pelo malabarista goiano, Gabriel Santos. “No universo do circo, quase tudo que aprendi foi na rua com outros artistas. É isso que vejo nos eventos”, disse Raulzito.

Para Gabriel, que está acostumado a trabalhar sozinho nas ruas, o festival é uma vivência muito rica. “Minha interação com meu público é quase zero. Aqui é mais íntimo. Participo desde a primeira edição e me sinto em uma companhia de circo. É uma explosão de sentimentos na cabeça. Com os outros artistas você descobre ou aplicações diferentes para elementos que você já usa. Aqui você não sabe para onde correr com tanta coisa”, explicou.

E não são apenas oficinas voltadas ao circo ou às artes em geral que estão acontecendo no festival. O permacultor Dennis Margera está ministrando a oficina de bioconstrução na sede do circo Os Kaco. “O projeto do circo social está bem alinhado com a permacultura em quebrar paradigmas e levar outra cultura, além de conscientizar uma geração que já exerce sua cidadania”. Margera acrescenta que o legado da oficina é deixar um espaço construído em pau a pique – com impacto ambiental reduzido e economicamente mais viável – para convivência e oficinas no circo.

O Festival de Circo de Taquaruçu tem o patrocínio da Energisa, Investco e o apoio do Sesc Tocantins, Prefeitura de Palmas, Sebrae Tocantins, Senac Tocantins e Ponto de Cultura Canto das Artes.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formComentar