Para quem mora ou vive passando pelo distrito de Taquaruçu, o começo da semana foi diferente. E não foi só no “centro”, onde as praças têm até sobrenome, deu pra sentir desde lá da Buritirana, do Assentamento Entre Rios e até no Vale do Mutum. Tudo parecia ter uma cor diferente, uns movimentos incomuns e um som que deixava a gente curioso pra saber de onde vem. Vinha do circo.

 

As escolas e comunidades rurais da região foram o grande picadeiro nos três primeiros dias do Festival de Circo de Taquaruçu. E os palhaços roubaram a cena, ganharam risadas, aumentaram o recreio e tiraram trabalhadores da rotina durante os seis espetáculos realizados desde segunda (23). As cenas na quadra da Escola Luis Nunes, ficavam ainda mais engraçadas em um sotaque hora cearense hora chileno, do Coletivo Os Descohecidos. Talvez a partir de gora, para quem mora ou passou por aqui neste começo de semana, lembrar de palhaço será lembrar do minerês do Palhaço Xulé, ou do paulistês da Cia Suno e do projeto Cirkombi, ou mesmo do goianês que acoou no vale nas cenas da família Santiago Santos, das companhias Circulango e Cia Itinerante Tem sim Sinhô. Assim, cada um a sua maneira, esses palhaços viraram músicos, malabaristas, poetas e contadores de história.

 

Ao final fica a sensação de que podemos aprender três coisas desse início de festival: engana-se quem pensa que percorrer quase 200 km carregando cenário, som, maquiagem, figurino, malabares e uma bagagem de histórias foi fácil; transformam-se as comunidades que contam com artistas no seu dia a dia; revigora-se o artista que ouve em meio a algumas dezenas de alunos de um colégio, como o Duque de Caxias, um grito alegre de uma criança, “Eu também sou do circo!”.

O Festival de Circo de Taquaruçu tem o patrocínio da Energisa, Investco e o apoio do Sesc Tocantins, Prefeitura de Palmas, Sebrae Tocantins, Senac Tocantins e Ponto de Cultura Canto das Artes.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formComentar