PermaCircoWhatsApp Image 2017-12-04 at 12.32.44 é um projeto que une as atividades permaculturais que acontecem no espaço do Circo Os Kaco. O ano de 2016 marcou início das atividades ambientais desenvolvidas pelo Circo, as quais são orientadas pelo conceito de sustentabilidade difundido pela Permacultura, que compreende cuidar da terra, cuidar das pessoas e a partilha justa dos excedentes e do conhecimento.

Em 2018 o Circo Os Kaco foi contemplado pelo PREMIO DE FORTALECIMENTO DE PONTOS DE CULTURA pelo Programa Cultura Viva e Fundação Cutural de Palmas com o Projeto Arte e Cidadania no Circo, que além de fomentar as ações do Ponto de Cultura Associação Cia Os Kaco com a realização de oficinas pedagógicas no âmbito do circo social, fomentará ações de permacultura com palestras, mutirões e práticas de bioconstrução e agroecologia, para comunidade. As ações começaram já no último final de semana, 02 e 03 de dezembro de 2017 com uma oficina de Culinária Criativa com PANC com Fabrício Brugnago e um mutirão agroflorestal com Sônia Brito do NEADEs – Nucleo de Agroecologia e desenvolvimento sustentável da UFT.

Na oficina de Culinária com PANC foi feita a coleta e preparo do palmito da bananeira, da jaca verde, priorizando os alimentos que estão no circo e nas redondezas. No mutirão agroflorestal foi preparado e adubado o solo com esterco, irorim, pó de rocha, cinza, restos de poda, etc. e feito o plantio dos adubos orgânicos.

Em 2016 e em 2017, foram ofertadas gratuitamente à comunidade, atividades no âmbito da agroecologia como um curso de Sistema Agroflorestal que teve como fruto um modelo de agrofloresta, construção de dois canteiros em espiral de ervas e hortaliças e um curso de Bioconstrução com a construção de uma sala de barro. Foi plantada uma área de 70 m² com vasta diversidade de plantas alimentícias. Dando sequência a esse trabalho, foi realizado o manejo para renovar o fluxo de energia e variedades de plantas e ampliada a área de plantio com mais dois canteiros de 14 m² priorizando o plantio de hortaliças.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formComentar