PROJETOS

Conheça um pouco mais os projetos da Companhia Os Kaco.

 

Desde junho de 2013, a companhia está sediada em Taquaruçu, onde deu início ao projeto Circo Social Os Kaco. A iniciativa promove atividades de formação para crianças e adolescentes, e são concebidas e realizadas de forma colaborativa e com o envolvimento da comunidade. São oferecidos cursos gratuitos de técnica circense e construção de equipamentos, percussão, capoeira angola e agroecologia para 200 crianças e adolescentes da comunidade de Taquaruçu. “Essa meninada vem muitas vezes de casas de acolhida, comunidades quilombolas além de participantes de outros programas sociais”, comentou Bruno Kalss.

O projeto também estimula os alunos e jovens artistas a conceberem e realizarem seus próprios espetáculos, que são apresentados em escolas, hospitais, asilos e em outros projetos sociais, além da ocupação de praças e outros espaços públicos.

 


 

Festival de Circo de Taquaruçu

O 1° Festival de Circo de Taquaruçu nada mais foi que a uma união totalmente colaborativa de pessoas que vivem a filosofia do circo em prol da valorização da comunidade de taquaruçu e redondezas, muitas vezes desfavorecidas de referencia sociais, o intuito é o acesso a bens culturais, como o circo, a música, educação básica e educação ambiental.
O evento foi inteiramente gratuito!!! Trouxemos o circo aqui como uma forma de ressignificar a EDUCAÇÃO, para isso foram oferecidas oficinas gratuitas e aberta a toda comunidade realizadas por profissionais da área vindas de outros estados do Brasil, como Goiás, Pará, Maranhão, São Paulo, Minas e de fora do país vindos do Chile, Argentina e Colômbia. Além da programação de cortejos e espetáculos pela região de Palmas, Taquaralto e Taquaruçu e ainda para apimentar as noites teremos atrações musicais com bandas de renome.
A realização dessa união se deve ao esforço continuo de tentarmos um mundo melhor! Sorrir mais, brincar e viver incondicionalmente o prazer de estar nesse mundo!
2° FESTIVAL DE CIRCO DE TAQUARUÇU
Esse festival contou com a participação de mais de 70 artistas de vários lugares do brasil e do mundo.
Aconteceu de 20 a 26 de abril e Taquaruçu, Palmas – TO.

3° FESTIVAL DE CIRCO DE TAQUARUÇU RECEBE MAIS DE 50 GRUPOS DO BRASIL E AMÉRICA LATINA DE 23 A 29 DE MAIO
Respeitável público !!!!! O Festival de Circo de Taquaruçu chega a sua 3a. edição em 2016 como principal evento da região Norte do Brasil. Entre os dias 23 e 29 de maio o distrito ecoturístico de Taquaruçu, em Palmas, capital do Tocantins, abrigará cerca de 22 horas de espetáculos das mais variadas modalidades circenses, além de oficinas, exposições, shows musicais, sessões de cinema (Cinecirco), vivências e feiras de troca.

O evento é uma realização da Cia Os Kaco, integrante da Rede de Circo do Mundo Brasil (redecircodomundo.org.br) e este ano espera reunir mais de 50 grupos e artistas de todo o Brasil e da América Latina. ”Queremos fazer desta edição um grande panorama da arte circense do norte e centro-oeste do país, atuando de maneira integrada com outros importantes eventos do cerrado brasileiro como o Encontro de Palhaços em Anápolis, o Festival Galhofada (Goiânia), e o Encontro Goiano de Malabares e circo, ressaltou Kadu Oliviê, artista da Cia Os Kaco.

A programação estará distribuída em vários locais do distrito, com destaque para o Circo Os Kaco, o teatro de arena da Praça Joaquim Maracaípe e escolas das comunidades de Barra da Aroeira, Buritirana, Vale do Mutum entre outros. “Essa programação itinerante pelas escolas e comunidades rurais é um dos principais legados do Festival”, destaca a produtora Marcela Pultrini.

Entre as atrações já confirmadas estão o Grupo Boca do Lixo (Anápolis), a Cia Itinerante Tem Sim Sinhô (Anápolis), a  Cia Circulango (Goiânia) e o Circoletivo (Rio Verde), Coletivo É Só Querê Fazê ( Goiânia), Trupe Trip Trapo (Goiania) e Tambores do Tocantins (Porto Nacional). Este ano são esperados mais de 15 mil pessoas durante a semana do 3° Festival de Circo de Taquaruçu, entre público e participantes das oficinas e vivências. O fluxo de turistas movimenta a economia local beneficiando comerciantes locais, restaurantes, pousadas e mercados.

https://www.facebook.com/festivalcircotaquarucu

https://www.facebook.com/circo.doskaco

 


Projeto Bloco SÓCAPINO

O projeto Bloco SÓCAPINO teve inicio em 2014 em Taquaruçu após a doação de vários tambores usados do nosso amigo Paiva do Aureni 3, a partir de então o lutiê Caracol e o percussionista Gustavo Santanna coordenaram as atividades até o nascimento do Bloco no carnaval 2016 onde tocaram juntos com o Bloco Tambores do Tocantins, o Batucanto e o Bloco Chambari da Madrugada!

Os ensaios acontecem no Circo Os Kaco todas as quartas 17h.

 


 

Projeto Circo Social Os KACO

O Circo Social é um segmento importante de ação circense, formado por programas sociais e comunitários que utilizam a linguagem do circo para a formação de cidadão; o autor sublinha que esses programas são concebidos e gerenciados por entidades não governamentais que atuam no segmento educacional e social. Bolognesi (2005)

O Projeto foi iniciado no inicio 2º semestre de 2012 no Rio de Janeiro com parceria do Sesc Três Rios, no inicio de 2013 instalou-se em Goiânia com a parceria do Circo Social Lahetô e instalado no 2° semestre na cidade de Palmas no distrito de Taquaruçu com parceria de pontos de cultura locais.

 


 

Projeto Circo no Bosque

Projeto Circo no Bosque prevê a apresentação gratuita de seis espetáculos e a realização de três oficinas para público de todas as idades, sempre aos domingos, na Capital Goiana, durante os meses de agosto e setembro. No teatro de arena do Bosque dos Buritis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 


Projeto Circunflexo

Iniciativa concebida no ano de 2006, em parceria pelo SESC – TIJUCA e o CRESCER E VIVER o Projeto CIRCUNFLEXO propõe a utilização do elemento lúdico do circo como ferramenta de diálogo pedagógico alternativo no processo de educação complementar de crianças e adolescentes, favorecendo o desenvolvimento de competência e habilidades nos campos da autonomia, solidariedade, criatividade, condição física, comunicação, pertencimento etc. Em 2012 a Cia Os Kaco foi convidada pelo Sesc Três Rios – RJ à executar o projeto no Ciep de Areal.

Encontro Semanal de Malabares em Taquaruçu

TODAS as segundas-feiras o Encontro Semanal de Malabarismo na Praça Joaquim Maracaípe em Taquaruçu. Você artista que estiver de passagem por Palmas está convidado a comparecer no encontro para uma vivencia junto aos participante. O encontro tem revelado crianças com habilidade incríveis e é também uma forma de incentivar os moradores a praticar e conhecer a um pouco mais a cultura popular. No encontro são levados brinquedos circenses feitos com material reaproveitado, brinquedos populares, instrumentos musicais, espaço para práticas acrobáticas, dentre outros. A importância do projeto é de possibilitar a vivencia entre o artista e a comunidade além de ocupar o tempo ocioso de crianças, jovens e adultos que estariam na rua sem atividade alguma. Circo é vida, o Malabarismo aumenta o raciocínio e melhora a coordenação motora, é uma excecelente atividade física e faz bem pra alma trazendo mais auto estima e vontade se superar a si mesmo.

 


Palco Aberto Cabeça de Árvore

O Palco Aberto  vem como forma de mostrar o que artistas ligados ao Circo Os Kaco produzem e também receber artistas que viajam pelo mundo e passam pela cidade. Com 6 edições realizadas o evento é sucesso na comunidade e acontece de forma espontânea.